Central de Atendimento:(62) 4002-6767
Telefone Central de Atendimento:(62) 4002-6767
Redes Sociais:
NOTÍCIAS
2808/2017

Goiás é Destaque Em Congresso Brasileiro de Identificação

O Projeto Itinerante ou “Caminhão Itinerante” do programa Goiás Biométrico, que emite documentos de identificação para cidadãos que moram distante dos grandes centros, será uma das atrações do XIV Congresso Brasileiro de Identificação e do Biometrics HiTech 2017, que acontecem simultaneamente entre os dias 29 e 31 de agosto, no Hotel Royal Tulip Brasília, na capital federal.

O projeto goiano foi desenvolvido para funcionar em caminhão dotado de uma estação de biometria. Nele, todos os dados são informatizados: fotos, impressão digital e assinatura. O sistema permite também a pesquisa criminal de forma automática. Além disso, a unidade dispõe de um gerador de energia para que tenha condições de atender todas as regiões do Estado.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação de Goiás, Antônio Maciel, o serviço disponibilizado é seguro, eficiente e rápido. “O caminhão itinerante está apto a percorrer todos os 246 municípios goianos. É uma modelo de ação bem-sucedida: graças aos avanços da biometria e aos investimentos do Governo de Goiás”, afirma.

O veículo fica exposto durante a realização do evento para que os congressistas e visitantes possam conhecer na prática como funcionam os serviços.

Evento

O evento conjunto é o único do país especializado em biometrias e tecnologias de identificação humana. Durante três dias, cerca de 600 congressistas inscritos poderão conhecer as mais recentes inovações do setor e participar de inúmeras atividades, entre elas,  31 palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, além de troca de conhecimentos e rodadas de negócios.

Para Maciel, que também preside a Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação (Fenappi), os participantes dos eventos terão a oportunidade de conhecer as últimas tecnologias aplicadas na área de biometria e identificação humana e também acompanhar relatos de casos de sucesso resolvidos com uso da tecnologia. “Teremos ainda importantes debates que tratam da integração de informações criminais junto ao sistema nacional”, informou.

36% dos trabalhos selecionados são de profissionais goianos

Trabalhos técnico-científicos desenvolvidos por integrantes da equipe do Instituto de Identificação (II-GO) da Polícia Civil de Goiás foram selecionados para serem apresentados durante o congresso em Brasília. Eles emplacaram nove entre 25 estudos selecionados.

As produções feitas por papiloscopistas e datiloscopistas goianos foram, na maioria dos casos, baseadas nas experiências profissionais adquiridas em casos reais ocorridos dentro do próprio instituto.  Maciel destaca ser “extremamente relevante ter tantos resumos selecionados para tão importante solenidade. Parabenizo todos os escolhidos e desejo sucesso na apresentação dos temas”.

O próprio Maciel vai ministrar um minicurso durante o congresso. Ele vai dissertar sobre o tema “Documentoscopia Aplicada à Papiloscopia”. O datiloscopista da Polícia Civil de Goiás, Bruno Costa, vai proferir a palestra: “Entrevista Forense e Comunicação Não Verbal para Papiloscopia”.

Durante o congresso, a datiloscopista goiana Joyce Fernandes de Azevedo vai lançar o livro de sua autoria: Manual de Identificação Humana: Estudo da Morfologia Facial.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública – GO

COMPARTILHE
CATEGORIAS